Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Arte com Lixo Eletrônico


Item 1- As criações mais legais
Bom, e quanto em se fala em arte, uma palavrinha mágica vem a nossa cabeça: Sim, a criatividade. Com ela, aliás, as formas mais interessantes. Dá só uma olhadinha:

Item 2- O reaproveitamento de materiais
E cá entre nós, não são poucos os materiais reaproveitados. Os disquetes, por exemplo, um dos mais aclamados. Tema, inclusive, de mostras e claro, de exposições temáticas: Olhe só:
Legal, né? E o melhor, não custa nada! Até a próxima, galera
Fonte: Minilua

quinta-feira, 27 de setembro de 2012




Artesanato com material reciclado, lâmpada!



Lindo artesanato feito com aquela lâmpada queimada...
Veja o passo a passo:

Material:
1 alicate de bico
1 chave de fenda
1 tesoura
1 Cola
1 pinça
bases de silicone ou uma arruela de metal (para base)
luvas e óculos de proteção





ATENÇÃO: Não use lâmpadas fluorescentes. Algumas podem até parecer interessantes pelo formato, mas o pó usado no interior delas é muito tóxico. Você irá trabalhar com vidro, portanto não esqueça de utilizar os óculos e as luvas de proteção.






Passo 1

Tirando a ponta da lâmpada




Com o alicate de bico, aperte a ponta da lâmpada. Vá apertando até que ela amasse. Em seguida puxe.

Depois remova o vidro preto, nesta etapa tome cuidado e segure firme a lâmpada, pois este vidro é grosso e vai exigir certa força para removê-lo. Ficará somente a parte do metal. Agora você conseguirá ver a parte interna da lâmpada.






Passo 2

Retirando o filamento. (parte interna da lâmpada)




Com a ajuda da chave de fenda, quebre o “filamento” interno da lâmpada. Coloque-o em posição de uma “alavanca” e gire-o.

Desta forma você irá despedaçar esta parte interna.




Passo 3

Tirando os fios e Limpando




Depois, com o alicate, retire o restante dos fios que sobraram. Certifique-se que não sobrou nenhum pedacinho de vidro na borda interna da lâmpada e caso tenha sobrado, retire com a ajuda da chave de fenda.

Limpe bem a lâmpada por dentro, utilizando um lencinho. Caso a sua lâmpada seja daquelas brancas, é só colocar um pouco de sal ou areia dentro da lâmpada e agitar até que toda a “tinta” branca saia. Depois descarte o sal.




Passo 4

Colocando as bases



Agora, passe um pouco de cola na arruela e fixe a lâmpada em cima de forma que a lâmpada pare em pé. Caso você não for usar nada que esquente a lâmpada, você poderá utilizar as bases de silicone ao invés da arruela.

Prontinho, agora temos uma lâmpada vazia para poder trabalhar em muitas idéias interessantes.




Você pode fazer:

Mini vasos, lamparinas, terrários, porta temperos, mini aquário...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

 

1. Composição média do lixo na coleta seletiva (% em peso) nas cidades com coleta seletiva.


2. Resultados da Reciclagem Mecânica de Resíduos Plásticos
Pós-Consumo no Brasil:

  • Número de empresas recicladoras de plásticos: 550
  • Faturamento: R$ 1,6 milhões
  • Capacidade instalada: 1,3 milhões de toneladas
  • Produção: 770 mil toneladas / ano
  • Nível operacional: 61%
  • Número de empregos diretos: 18.000

3. Índice de reciclagem (%)

Índice de Reciclagem - Considera-se Índice de Reciclagem a razão entre o total de produtos reciclados e a quantidade de resíduos sólidos gerados.


Brasil – ano-base 2006
Europa  – ano-base 2005
Fontes: Plastics Europe e Plastivida
   O Brasil, mesmo quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem. O país desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e o maior engajamento da população pode contribuir ainda mais, para o aumento do índice de embalagens reaproveitadas.
   Em 2003, 45% do total de vidro que circula no mercado nacional foram reciclados, somando mais de 580 mil toneladas. 

   33% do papel que circulou no País em 2004 retornou à produção através da reciclagem. Esse índice corresponde à aproximadamente 2 milhões de toneladas. A maior parte do papel destinado à reciclagem, cerca de 86%, é gerado por atividades comerciais e industriais. No Brasil as indústrias consumiram 2,8 milhões de toneladas de papel reciclado.
22% foi a taxa de reciclagem de Embalagens Longa Vida no Brasil em 2004 totalizando cerca de 35 mil toneladas. Cada tonelada de embalagem cartonada reciclada gera, aproximadamente, 680 quilos de papel kraft
47% das latas de aço consumidas no Brasil em 2003 foram recicladas. Este índice vem aumentando graças à ampliação de programas de coleta seletiva municipais e programas de reciclagem pós-consumo para estimular a coleta destas embalagens. 
   Em 2004, o Brasil reciclou 9 bilhões de latas de alumínio, que representa 121 mil toneladas.
   
   O material é recolhido e armazenado por uma rede de aproximadamente 130 mil sucateiros, responsáveis por 50% do suprimento de sucata de alumínio à indústria. Outra parte é recolhida por supermercados, escolas, empresas e entidades filantrópicas
16,5% dos plásticos rígidos e filme são reciclados em média no Brasil, o que equivale a cerca de 200 mil toneladas por ano. 
    O índice de reciclagem brasileiro do PET é de 48%, um dos maiores do mundo, superando Japão (36,7%), Austrália (31,5%), Europa (24%), Estados Unidos (21,6%), Argentina (13,7%) e México (6,5%). Em 2005, calcula-se um volume reciclado de 199 mil toneladas de PET pós-consumo e uma capacidade instalada de 284 mil toneladas.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cooperativas de Reciclagem

Olá pessoal, aqui quem fala é o Alisson e a Eduarda, nosso dever de hoje foi fazer uma pesquisa sobre cooperativas de reciclagem, resolvemos postar aqui boa parte da informação que conseguimos.
Etapas da reciclagem do alumínio.
Uma das empresas de reciclagem mais famosas do Brasil, a Crescer:
Contato:
COOPERATIVA DE RECICLAGEM E BENEFICIAMENTO CRESCER Rua Joaquim de Oliveira Freitas, 325 - São Paulo - SP Fones: (11) 3902-3822 ou (11) 2614-4137 Email: cooperativacrescer@hotmail.com ou cooperativacrescer@terra.com.br

Site: http://cooperativacrescer.blogspot.com.br

Obrigado pessoal sei que todos não vão sentir falta, até a próxima postagem ^^.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Inicio do projeto


   Pessoal esta semana nossa turma vai começar um trabalho com a separação de lixo para chegar a um resultado muito mais complexo do que pensam.
   Aqui vai uma ajudinha para já irem entrando no embalo...

Para quem não relembra muito bem..
-Lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica e moderna, abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.

-Lixo Seco ou Resíduos inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.